Durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o fotógrafo Filipe Frazão, de 31 anos, aumentou sua renda de clique em clique. Com uma câmera nas mãos, ele produziu ensaios de torcedores vibrando e os publicou no site Fotolia, que faz uma ponte entre quem compra e quem vende imagens. Estas custam um dólar. A atividade é uma das que podem gerar uma grana extra também durante os Jogos Olímpicos Rio-2016, assim como trabalhos na cozinha ou até em salas de aula.
— A Copa foi um evento muito forte. Via minhas fotos em concessionárias de carro, em supermercados, em todo lugar — lembra o fotógrafo.
No Fotolia (https://br.fotolia.com), o autor das imagens pode resgatar seu pagamento a partir de 50 vendas. São aceitas fotos tiradas com câmeras profissionais ou até smartphones, provando que não é necessário um grande investimento para improvisar e lucrar durante o evento.
Após consultar especialistas, o EXTRA reuniu mais quatro atividades que permitem ganhar dinheiro nesta época. Das cozinhas, por exemplo, podem sair brigadeiros e outros doces ou salgados brasileiros, que despertam a curiosidade dos gringos. Dá, também, para preparar pratos para eventos pequenos, como feijoadas em residências ou salões.
Com talento nas mãos, os cariocas podem produzir lembrancinhas artesanais. A própria cidade pode ser uma inspiração para a confecção dos itens, que vão de chaveiros a havaianas decoradas.
— Essas atividades oferecem produtos típicos capazes de atrair turistas, mesmo fora da temporada de eventos. E a procura deve melhorar, com tanta gente visitando a cidade por conta dos Jogos Olímpicos. São trabalhos fáceis de serem executados e que dão um bom retorno — opina Mauro Felix, coordenador do curso de Gestão em RH do Centro Universitário Celso Lisboa.
Outra opção para quem dá aulas de outros idiomas é inverter a lógica e lecionar Português para os estrangeiros. Além do ambiente tradicional, ruas e pontos turísticos podem virar salas de aula.
— É bom ensinar na prática, fazendo atividades do dia a dia com eles — diz Denise Coronha Lima, coach (especialista em treinamento) da Rio Total Brasil e professora de Português para estrangeiros.
Seja qual for a escolha do carioca, para alcançar o público que deve chegar em agosto, o bom é publicar anúncios de venda antes, pela internet, e buscar parcerias.
— O professor de Língua Portuguesa pode criar um canal no YouTube. Todos devem avisar nas redes sociais o que estão fazendo. Existe muita gente trabalhando nos Jogos. Acionando o networking e fazendo o boca a boca, é possível divulgar serviços. Deixar anúncios em albergues também é uma excelente opção, até propondo parcerias com eles: 10% do lucro obtido com os clientes, por exemplo — diz o coach Alexandre Prado.
Fonte: http://extra.globo.com
Comments