top of page
  • Foto do escritorRio Total Consultoria

Startups com Inteligência Intercultural

Atualizado: 3 de nov. de 2022


O público que lotou o auditório da Startup Rio, no Catete, em abril, para o evento Acelera Day teve uma amostra do poder das culturas na hora de negociar. Como parte da programação do evento, Denise Coronha Lima, criadora da Rio Total Consultoria, falou sobre pontos cruciais para empreendedores digitais que querem levar suas empresas e projetos para os Estados Unidos, que é onde o dinheiro está.


Conhecendo de antemão os pilares da ética de trabalho americana podemos evitar mal-entendidos que atrapalham definitivamente o relacionamento com possíveis investidores, parceiros e clientes na terra de Bill Gates.


Segundo Denise, a ética de trabalho americana se resume a "fazer o seu melhor no menor tempo". Assim, antes de querer demonstrar o potencial criativo verde e amarelo, precisamos dançar a música dos americanos. Isto significa acompanhar quatro comportamentos básicos:


1) respeitar a hora e o prazo marcado acima de tudo;


2) focar em tarefas em vez de pessoas;


3) criar autonomia se virando sozinho diante dos imprevistos;


4) falar o necessário, sem rodeios nem historinhas.


Para os americanos, confiança e respeito são resultado de entregar o prometido - simples assim. Sendo assim, Denise enfatizou a questão com a seguinte pergunta: afinal, o que será que os americanos mais detestam dentro e fora do mundo do trabalho?


A resposta, que ela tem na ponta da língua, é fruto de muitos anos de experiência direta em diferentes empresas. Em primeiro lugar disparado, americanos detestam perder tempo.

Em segundo vêm as surpresas, ou seja, eles fazem o possível para antecipar e controlar os desafios, comunicando tudo de forma clara e direta. E, por último, nem pense em interromper alguém em uma reunião, por exemplo. Segure a onda e espere a vez de falar. Pode apostar: disciplina intercultural compensa.


Na prática, o que muda? Para quem tem reunião marcada, por que não considerar o tempo do trajeto, inclusive os instantes até encontrar a sala certa? Porque qualquer minutinho depois da hora é atraso. Na mesma linha, ao negociar suas entregas, seja bem realista com os prazos. E quando imprevistos acontecerem, comunique o problema e as alternativas imediatamente porque qualquer "meia-informação" pode tomar tempo. E tempo para os americanos, você sabe. Website: http://www.riototalbrasil.com.br/



0 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page